18 julho 2008

Revista da Biblioteca Nacional indica obra sobre captação de água em Cuiabá


O livro Água de Beber no Espaço Urbano de Cuiabá (1790 -1886), de Neila Maria Souza Barreto, está nas recomendações da Revista da História da Biblioteca Nacional do mês de julho deste ano.


Publicada pela Carlini & Caniato Editorial, a obra retrata a história da captação e utilização da água na Capital de Mato Grosso. Filipe Monteiro, assistente de pesquisa da revista, recomenda a obra principalmente em tempo de discussões sobre a escassez dos recursos naturais.


Segundo Monteiro, a autora Neila Barreto apresenta fontes documentais inéditas que revelam as políticas públicas utilizadas na época para o abastecimento de uma cidade inteira.


"As fontes utilizadas fazem referência a um passado em que a água, ao contrário de hoje, era o único elemento democrático em uma sociedade apartada, saciando a sede de escravos, de brancos pobres e de representantes da elite", ressalta Monteiro em sua nota, na sessão de livros da revista.


Filipe também recomenda a obra às gerações futuras por apresentar uma época em não havia qualquer restrição quanto ao consumo e, por isso, inspirava obras como chafarizes, fontes, bicas que se espalhavam pela cidade.


A Revista da História da Biblioteca Nacional é mensal e está em seu terceiro ano. Ela traz em seu conteúdo reportagens sobre livros e fatos históricos; aborda temas como educação e ainda tem agenda e dicas sobre o que esta acontecendo no mundo literário brasileiro.A obra pode ser adquirida ao custo de R$ 25.



ou pelo telefone (65) 3023-5415

Assessoria/MidiaNews

Nenhum comentário: